R: A abreviação "fab lab" é do inglês, que significa "laboratório de fabricação",
um espaço em que pessoas de diversas áreas se reúnem para realizar projetos de fabricação digital de forma colaborativa. Esses laboratórios costumam trabalhar com impressora 3D, uma cortadora a laser, uma cortadora de vinil, uma fresadora de pequeno formato e outra de grande formato. É comum que muitos laboratórios também tenham entre os equipamentos máquinas de furação e de costura. Dentro dos fab labs, pode-se criar qualquer coisa que se possa imaginar, até mesmo existe a Fab Lab House.
Fonte: www.projetodraft.com e www.fablabfloripa.wordpress.com
2- Descrever "Cultura Maker"R: Esta cultura moderna tem em sua base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos. Vem do "Faça você mesmo" mas claro, que não no sentido literal do pensamento de fazer completamente sozinho. Com as tecnologias cada vez mais sofisticadas o Movimento Maker pode ser apenas o início de uma revolução industrial de proporções gigantescas e bastantes profundas para nossa sociedade.
Piaget fundou a teoria do Construtivismo, que diz que o conhecimento é construído através das ações do indivíduo e o meio. Com isso, podemos entender que no Construtivismo, a pessoa cria o conhecimento quando ele atua ativamente com o meio, não sendo apenas uma agente passivo, um mero receptor. Então Seymour Papert, com o Construcionismo no final dos anos 1960, incluindo o uso de computadores como ferramenta para a construção do conhecimento. No Construcionismo o conhecimento surge de uma ação que gere um produto palpável, através de recursos provenientes de ferramentas (no caso, computadores).
Com isso tudo quero mostrar que mesmo o termo "Cultura Maker" parecer recente, já se existia o conceito a muitas décadas atrás. Essas duas teorias dizem isso.
4 - Responder:
4.1 - Vocês se identificam com a "cultura maker"? Sim não, justifique.
R: Sim. Cultura maker nada mais é do que a pessoa tomar iniciaiva de criar ela mesma, e ter ideias inovadoras, sem a esta seria difícil pensar em evolução tecnocientífica entre outras até chegar nas criações de hoje como a impressora 3D.
4.2 - Se vocês pudessem, o que desenvolveriam em um "FAB LAB"? O que, para que, para quem, por quê?
R: Desenvolveria o máximo de produtos ligas a sustentabilidade. Já imaginou celulares, notebook's ou outros aparelhos tecnológicos pessoais que não precisam mais de tomada?
Sim esses aparelhos tirariam proveito da natureza, mais precisamente o Sol. recarregados pela luz solar, e com telas que se adaptam a luminosidade do momento, assim economizariam energia própria e de sua casa. é um projeto para todo público ser o alvo.
4.3 - Vocês acham que a Região do Lagos teria demanda para um "FAB LAB"? Por quê?
R: Creio que ainda não, falta focar em algumas prioridades primeiro como educação e saúde, para depois ir a algo mais avançado e em um projeto desses.
5 - Propor:
5.1 - Nome para um "FAB LAB" hipotético na Região dos Lagos.
R: FABolátorio da Criação.
5.2 - Texto de divulgação no Twitter. (Máximo 140 caracteres)
R:
Nenhum comentário:
Postar um comentário