Índice

Atividade 1: O MITO DA CRIATIVIDADE
Redija um texto de 200 palavras com impressões sobre a frase "criar não é magia, é trabalho" do texto "O mito" de Kevin Ashton.
(individual)

Atividade 2: PALAVRA EM UMA LINHA
Escolha uma palavra associada à criatividade e escreva-a com apenas uma linha ininterrupta. Experimente dez opções.
(individual)

Atividade 3: OLÁ, COMO COMUNICADOR EU SOU...
Responda: quais são as suas três características como "comunicador"?; o que você ama na comunicação social?; qual é a área da comunicação social que você mais gosta?; que tipo de atividade você pretende realizar no futuro no âmbito da comunicação social?; qual é sua cor favorita?
De pois de responder estas questões, elabore intuitivamente um logotipo ou uma logomarca para você.
(individual)
*Não precisa postar as respostas no blog

Atividade 4.1: PALAVRAS "SORTEADAS" E FRASE INVENTADA
Elabore uma frase criativa com as três palavras sorteadas do poema "Ou isto ou aquilo" de Cecília Meirelles.
(em grupo)

Atividade 4.2: ACRÓSTICO E PERFIL CRIATIVO
Utilize o seu nome e características pessoais para criar um acróstico. Analise o resultado, considere se você possui um perfil mais aberto ou fechado à criatividade e reflita sobre em que aspectos você deveria se aprimorar para se tornar mais criativo.
(individual)

Atividade 5.1: TIPOGRAFIA CRIATIVA - MATERIALIDADE E EXPRESSÃO
Desenvolva uma família tipográfica representando cada letra do alfabeto com objetos e materiais. 
Registre: fotos das "letras", vídeo do processo criativo, texto com no máximo 200 palavras associando a prática à teoria.
(em grupo)

Atividade 5.2: TIPOGRAFIA CRIATIVA - NOME E OBJETOS
Escolha uma palavra que sintetize criatividade e "escreva-a" com as letras da família tipográfica criada pelo seu grupo em sala de aula.
(individual)

Atividade 6: SLOGAN DE PRODUTO INUSITADO
Elabore cinco alternativas de slogan para o produto sorteado em sala de aula, selecione aquela considerada ideal e justifique a escolha do grupo considerando: objetividade, significado, adequação ao produto, sonoridade e ritmo, facilidade de memorização. Ilustre com uma foto do produto.
(em grupo)

Atividade 7: “COR+ZINE”
Crie uma capa para a revista (4) hipotética “Cor+Zine” utilizando referências visuais da cor de sua preferência. Explique o significado da cor para o grupo e explique a mensagem que o grupo quis transmitir por meio da capa.
(em grupo)
* Para grupos maiores do que 4 integrantes, 1ª e 2ª capas e para grupos de até 4 integrantes, somente a 1ª capa.

Atividade 8: SIGNO INUSUAL
Crie um ícone, um índice e um símbolo que representem o signo "PECHINCHA".
Desenhe, fotografe e insira-os no blog da turma.
(individual)

Atividade 9: IMPROVISAÇÃO E NARRATIVA
Crie um título para a narrativa elaborada pela turma em sala de aula e depois elabore uma capa de livro hipotética.
(em grupo)

Atividade 10: INOVAÇÃO
1. Aponte as inovações que mudaram o mundo (na sua opinião). Mínimo três (03) exemplos.
2. Cite exemplos de setores que entraram em declínio devido à falta de inovação (mais uma vez, na sua opinião). Mínimo três (03) exemplos.
3. Se você tivesse 1 milhão de dólares para investir em um negócio, qual seria? Justifique sua resposta usando as classificações para inovação.
(individual)


Atividade 11: FAB LAB E CULTURA MAKER
A partir do texto fornecido em sala de aula e de outras fontes (citá-las) defina "Fab Lab" e descreva "Cultura Maker".
Responda: 
- Você se identifica com a "Cultura Maker"?
- Se você pudesse, o que desenvolveria em um "Fab Lab"? O que? Para que? Para quem? Por que?
- Você acha que a Região dos Lagos teria demanda para um "Fab Lab"? Por que?

Proponha:
- Nome para um "Fab Lab" hipotético na Região dos Lagos.
- Texto de divulgação no Twitter com no máximo 140 caracteres.
(em dupla)